quinta-feira, janeiro 15, 2009

Sonhos e ambição

Olhando à minha volta, deparo-me com várias pessoas sem qualquer ambição ou projectos para o futuro. Deixar-se " levar pela corrente" poderá parecer uma opção aliciante, mas creio que tirará bastante gozo à vida.
Encontro-me numa etapa em que é propício pensar e planear o futuro. Observando as pessoas da minha idade, reparo que uma grande parte não partilha a mesma preocupação. Assusta-me um pouco a ideia de viver sem objectivos.
Dizem que idealizo demais e que desejo o impossível. Não serão eles a querer pouco? Ao analisá-los vejo descrença, derrota, despreocupação e pouca esperança. Certamente os seus futuros serão totalmente diferentes do meu e dos ambiciosos que por aí andam. Escolher um destino mais fácil de alcançar e que não dê tanta luta evitará grandes dores de cabeça. Mas quantas vontades ficarão frustradas no mundo dos sonhos?
Certa vez, disseram-me que os sonhos são para quando estamos a dormir. Discordei e continuo a discordar. Consigo encontrar no sonho o sentido para a minha vida. Não duvido que personalidades como Tomas Edison, Marie Curie e Armstrong ficaram para a História pelos seus grandes feitos porque sonharam e lutaram pelos seus objectivos. O segredo está em sonhar, criar, idealizar e encontrar em nós força para realizar.
Rodeamo-nos de homens e mulheres que não acreditam neles próprios. Derrotados à partida, nem sequer tentam e não chegam a descobrir o seu valor. Há os que atingem o sucesso e os que nem ficam perto. Porque é que não podemos pertencer ao primeiro grupo? Contentam-se com o mínimo, o suficiente. Consideram o que está para além disso uma ilusão parva, inalcansável, excepto nas ideias de alucinados. Mas, por vezes, vemos esses mesmos alucinados chegarem mais longe e ao que parecia impossivel.
Ambição não é defeito, se não passarmos por cima de ninguém. Se conseguirmos o que queremos devido à nossa força de vontade e com respeito pelos outros, não há qualquer mal em desejar mais e mais.
O menino que pontapeava uma bola na rua poderá tornar-se num grande jogador. A miúda que representava no clube de teatro da escola poderá tornar-se numa estrela de Hollywood. O rapaz que escrevia uns versos na aula de Português poderá tornar-se num grande escritor. Basta acreditar que é possível e não desistir. Se há quem consiga, porque não haveremos de conseguir?
Os sonhos existem para serem concretizados. Para mim, "o céu é o limite"!

Sem comentários: