segunda-feira, setembro 05, 2011

O dia em que fisico-quimica era um pesadelo

Era uma vez um dia, há muito muito tempo, vivido por mim e se calhar um pouco por todos nós, em que tudo era possível. Nesse dia, o que encontrávamos de mais complexo, era o facto de tudo ser tão simples, linear e predestinado. Ou então, seria a enormidade de sonhos transformados dia após dia, que de certeza se realizariam. Era um dia em que íamos para a escola e tínhamos amigos. Era um dia em que os professores se preocupavam connosco. Era um dia em que o maior crime que poderíamos cometer seria não fazer os trabalhos de casa. E que pressa tínhamos que esse dia acabasse...
E de forma muito genérica retratei a infância. São tempos que já lá vão, vividos por mim com a máxima ilusão. Naquela altura, o mundo era cor-de-rosa mas visto a preto e branco. Seriam os bons contra os maus, a guerra e a paz. O problema aparece quando o mundo se torna cinzento e o conseguimos ver de várias cores.
Isso vai acontecendo lentamente...Durante este processo passam-se dias e dias que parecem todos iguais mas na verdade são totalmente distintos.
Hoje quero falar de um desses dias. Talvez seja um dos dias mais felizes e mais importantes da minha vida. O que poderia sentir naquele momento? Felicidade; Nostalgia; Vitoria... Eu não sei...Estava a crescer.
Para além de muitas outras coisas, naquele dia ouvi palavras que nunca pensei que me marcariam tanto, que nunca pensei lembrar nos dias de hoje. O que é certo é que ficaram.
Depois daquele dia só poderiam vir coisas boas. Na verdade, o pior que havia naquele momento era uma disciplina que abominava profundamente chamada fisico-quimica. E sim, esse era um grande problema para mim. Algo absolutamente cruel, criado de propósito para me fazer sofrer. Sim, e o conflito que eu tinha com o professor? É que não há palavras. Sim, de facto pior do que isto não existiria...Ilusão, ilusão, ilusão...Saudades de ter problemas destes, muitas saudades.
Curiosamente, estou a escrever tudo isto para pedir desculpas ao meu professor de físico-química. Por ter detestado a disciplina depois de ter descoberto que existem coisas piores? Nãããããooooooo!!! Continuo a achar que aquilo não é para mim. Nesse dia importante, mesmo com todo o conflito, ele disse-me as palavras mais marcantes:
"-Parabéns! Tu tens muitas capacidades. Um dia vais ter muito sucesso!"
Eu passei um ano a quase não suportar alguém que confiava em mim. Que acreditava em mim mais do que algum dia acreditei.
Eu respondi:
"-Obrigada. Eu vou ter!"
Até agora não consegui cumprir esta promessa e não era suposto. Eu sonhei, lutei, fiz tudo que era suposto (que me era dito em criança). Estudei, entrei para a faculdade e nunca repeti nada. Há uns anos disseram-me que era assim que se alcançava o sucesso. Mas não é... Então é como?...Encontro-me em fase de descoberta.
E até lá, peço desculpa ao professor Luís Costa que já nem se deve lembrar de mim....Mas que eu nunca vou esquecer. E são estas memórias a que me agarro pra continuar a lutar. Para descobrir onde reside o sucesso. Para enfrentar dificuldades muito maiores que um problema de Física. Eu fiz uma promessa, e esta é para se cumprir!!! Um dia!!!

Sem comentários: