domingo, agosto 14, 2011

Estar alerta

Por vezes é necessário reflectir no irreflectivel. Temos a falsa ideia de que possuímos algo certo e intocável, algo naturalmente eterno. Falsa ideia essa que nos põe alheios aos perigos que espreitam as nossas certezas.
Nada é certo e tudo tem um fim. Os momentos renovam-se a cada instante sem darmos conta. A mutação é constante e imprevisivel. Desta forma  como podemos ter a certeza do que quer que seja nesta vida? Duvida tornar-se-á um aliado se nos fizer estar alerta.
Uma doença poderá curar-se se for detectada a tempo. É necessário estar alerta a sintomas. É necessário vigiar-nos de vez em quando. Tal como tudo que nos envolve, é necessário estar alerta. Por vezes é tarde demais. Não percebemos o mal que se encontra enraizado, o mal que nos destruirá.´Então se os sintomas são constantes, é até irracional ignorá-los. Mas pensem, quantas e quantas vezes, em determinadas áreas da nossa vida, detectamos males, sintomas perversos, absolutamente corrosivos e ignoramos?
E o matrimónio? Outra situação que me faz reflectir. É uma dádiva poder amar alguém! Por muito que hoje em dia seja desvalorizado ( e porque será assim?), construir uma vida e partilhá-la com alguém é de certa forma especial. E não, de facto não é fácil. E é preciso estar alerta! Duas pessoas casam e têm-se como certas. Foram felizes e sonham eternizar essa felicidade. Têm isso como um dado adquirido e os anos passam. Não estão alerta. Aparecem os sintomas que não são tratados. Sem se darem conta, tudo o que os unia é substituído por um acumular de anos e comodismo...-Porque não estiveram alerta, porque não se cuidaram.
E tantas situações que deixamos passar, que continuam a destruir-nos mesmo não parecendo, mesmo sem darmos conta.
Dói dizê-lo, mas as coisas fogem se não cuidarmos delas. Um dia poderá ser tarde demais. Não é fácil lutar contra a natureza do ser humano de valorizar o que temos quando já não é nosso. Mas SER humano e VIVER é LUTAR!

Sem comentários: