domingo, setembro 18, 2011

Concordem ou discordem mas manifestem-se!

O facto de já ter conhecido pessoas (da minha idade) com diferentes gostos, visões, objectivos e interesses, permite-me pensar no que será o futuro da nossa geração. No entanto, ainda não consigo chegar a conclusão alguma a não ser o quanto esta está em perigo.
Com toda a situação critica que a nossa sociedade atravessa, é urgente a existência de uma juventude dinâmica, contestatária, revolucionária que marque a diferença... Deixam-nos um legado muito duro para o qual teremos de nos preparar. Não nos será permitido cometer os erros de outrora. Somos nós que vamos sentir as consequências.
Já vi jovens revoltados e com atitude. Quando me encontrei inserida neste meio, acreditei na esperança, acreditei em nós. No entanto, conhecendo outras realidades, percebi que me encontrara num caso isolado... Mas urgente!
Falando concretamente do mundo universitário (onde me insiro de momento), creio que este nos coloca obstáculos ao progresso (paradoxalmente). As universidades são fábricas de "enciclopédias ambulantes", de computadores programados a bel-prazer do corpo docente. Opinião por parte de um aluno?! "Era o que mais faltava!" E o que mais me intriga é o olhar passivo e apático dos estudantes ( não todos mas uma maioria) ao assimilar todo o "conhecimento" transmitido pelo orador. em contestar! Sem pôr em causa!
E agora pergunto: Como poderemos enfrentar o nosso legado, melhorar a nossa sociedade, desempenhar o papel para o qual iremos ser chamados, se não somos capazes de formar uma opinião? Se alimentamos ideias antigas e gastas? Se não perdemos um momento que seja a tentar perceber a realidade?
É urgente uma tomada de posição! É urgente uma iniciativa à critica, ao pensamento, à contestação.

Sem comentários: